Pão de Mandioca Fofinho e Saboroso

Continua após a publicidade

Pão de Mandioca Fofinho e Saboroso. A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, é um ingrediente versátil na culinária brasileira, e seu uso em pães pode resultar em uma textura macia e um sabor único. Nesta receita, vamos aprender a fazer um delicioso pão de mandioca que vai conquistar o paladar de toda a família. Prepare-se para descobrir como transformar ingredientes simples em um pão fofinho e cheio de sabor!

Continua após a publicidade

Ingredientes: Pão de Mandioca Fofinho e Saboroso

  • 1 ovo
  • 700 gramas de farinha de trigo
  • 50 gramas de manteiga
  • 600 gramas de mandioca cozida e amassada (sem sal)
  • 250 ml de leite morno
  • 2 colheres(sopa) de açúcar
  • 1 envelope de fermento biológico seco
  • 1 colher(chá) de sal
  • 1 ovo batido + 2 colheres(sopa) de água para pincelar

Modo de Preparo: Pão de Mandioca Fofinho e Saboroso

  1. Coloque a mandioca cozida e amassada numa tigela, acrescente o leite morno, o açúcar e o fermento biológico seco. Misture tudo muito bem para homogeneizar.
  2. Adicione o ovo, o sal, a manteiga e misture um pouco mais para agregar todos os ingredientes.
  3. Vá colocando a farinha de trigo, aos poucos, misture bem, até o ponto de amassar na bancada, sovar bem até obter uma massa homogênea que não grude mais nas mãos.
  4. Modele uma bola, coloque na tigela enfarinhada, cubra com filme plástico e deixe dobrar de volume por aproximadamente 45-60 minutos.
  5. Depois disso, retire o ar da massa, pressionando levemente, divida em 3 partes, pegue uma delas, abra na bancada, e enrole com um rocambole.
  6. Transfira para uma forma para pão (26 cm x 10 cm) untada e enfarinhada. Faça o mesmo com o restante da massa e coloque em outras 2 formas.
  7. Cubra as 3 formas, com um pano e deixe crescer por mais 45 minutos. Em seguida pincele os pães com a mistura de ovo batido + água.
  8. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 45 minutos. Retire do forno, deixe amornar e desenforme.
  9. Sirva em seguida esse maravilhoso pão de mandioca!

Discuta a Importância

O pão de mandioca não só oferece uma opção saborosa para o café da manhã ou lanche, mas também adiciona um toque regional e nutritivo às refeições. Além disso, ao fazer pão em casa, você tem controle total sobre os ingredientes, evitando aditivos e conservantes comuns nos pães industrializados.

Continua após a publicidade

Receitas Relacionadas

  1. Pão de Batata Doce: Uma variação nutritiva e igualmente deliciosa, perfeita para quem busca opções de pão sem glúten.
  2. Pão de Mandioquinha: Outra alternativa que utiliza um ingrediente típico brasileiro, a mandioquinha, para garantir um pão macio e saboroso.
  3. Pão de Queijo de Mandioca: Uma versão do tradicional pão de queijo, onde a mandioca é utilizada como base, adicionando um sabor único e uma textura irresistível.

Dúvidas Comuns

  • Posso substituir a farinha de trigo por outra farinha?
  • É necessário cozinhar a mandioca antes de utilizar na receita?

Dicas Se Houver

  • Para dar um toque especial, você pode adicionar queijo ralado à massa antes de assar, garantindo um pão de mandioca ainda mais saboroso.
  • Experimente variar os formatos dos pães, como pãezinhos individuais ou tranças, para uma apresentação diferenciada.

Conclusão

Este pão de mandioca fofinho e saboroso é uma excelente maneira de incorporar a mandioca em sua dieta de forma criativa e deliciosa. Experimente esta receita em sua casa e surpreenda-se com o resultado! Não se esqueça de compartilhar suas opiniões e sugestões para tornar esta receita ainda mais incrível!

Se você gostou da nossa receita, peço que curta e siga nossa página do facebook clicando aqui, e para essas e outras receitas continue aqui no nosso site e pesquise tudo que você ama Receitas.

Deixe um comentário